quarta-feira, 7 de março de 2018

PS ─ um caminho para COIMBRA





PS ─ um caminho para COIMBRA

Ontem, salientei aqui, excertos da Moção de Orientação Política, que dá suporte à candidatura de Pedro Coimbra a Presidente da Federação de Coimbra do PS, acerca do desenvolvimento de Coimbra e do seu distrito. Hoje, vou salientar mais um outro fragmento da moção que, de algum modo, dá sequência ao anterior e que ilustra bem a consistência política e prospetiva da orientação preconizada.

“O Distrito de Coimbra, por razões geográficas, históricas e culturais, está especialmente vocacionado para desempenhar uma função detonadora de um desejável processo de reequilíbrio do desenvolvimento do país. Um reequilíbrio que o liberte da estéril bipolaridade entre duas grandes áreas metropolitanas, que tende a atrofiar o resto de Portugal. Mas só o protagonismo solidário e refletido dos cidadãos do distrito de Coimbra e das suas organizações pode dar corpo a essas potencialidades.
(…) É nesse contexto que a Federação procurará reforçar a sua solidariedade institucional com a Universidade de Coimbra, ciente do papel determinante que ela desempenha na visibilidade e no prestígio internacional de toda a sua região. Do mesmo modo, incentivará todas as estratégias e medidas que representam um crescimento da importância da economia do mar com o natural protagonismo da região litoral do Distrito. Prezando a importância económica e ambiental de um desenvolvimento sustentável da exploração florestal para as zonas não urbanas do Distrito, envolver-se-á decididamente na procura de soluções social e tecnologicamente inovadoras.
Defenderemos uma política de fomento e apoio à economia social em todo o distrito, em especial, nas suas componentes associativas, cooperativas e solidárias.
Valorizaremos uma política integrada de proteção dos recursos hídricos, no quadro da consideração da Bacia do Mondego como um elemento essencial para a qualidade de vida dos habitantes da região.
Todos os protagonismos implicados, pelas prioridades acima mencionadas serão encarados como alargamentos das oportunidades de trabalho e de emprego, e como tal valorizados. Sem esquecer a sua incidência global, que se não menospreza, será sublinhado o combate ao desemprego jovem bem como a promoção de emprego científico qualificado.”

Como se acaba de ler, sem que isso envolva qualquer menosprezo por outros objetivos, são identificadas algumas prioridades como suscetíveis de serem impulsionadoras do progresso de Coimbra e do seu distrito: 1) “solidariedade institucional com a Universidade de Coimbra”; 2)“importância da economia do mar”; 3) “desenvolvimento sustentável da exploração florestal”; 4)” fomento e apoio à economia social”; 5) “política integrada de proteção dos recursos hídricos”, no quadro da valorização da Bacia do Mondego.

Sem comentários: