sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
O Chafariz
Eis mais um texto do J.L. Pio Abreu, hoje publicado no Destak, que com a sua autorização aqui transcrevo. Leiam-no: humor certeiro.
"A política portuguesa está a ser hilariante. Qualquer notícia sobre uma iniciativa ou declaração governamental é seguida de quatro contestações dos partidos da oposição e de mais uma ou duas dos sindicatos ou dos movimentos cívicos.
Suponhamos que o Governo anuncia a construção de um chafariz para abastecer de água uma população sequiosa, promover o turismo e aumentar o emprego. Vem o CDS e diz que os velhinhos não podem deslocar-se ao chafariz. Vem o PSD indignar-se pelo prejuízo da iniciativa privada. Vem o PC organizar uma manifestação e reclamar um chafariz em cada bairro. Vem o BE demonstrar que as construtoras pressionaram o Governo. Há-de haver também um sindicato a denunciar a precaridade do trabalho e uma ONG a condenar o desvio da água.
Como chegámos a isto? O CDS diz-se do centro, tem um eleitorado de direita mas é um projecto pessoal de sobrevivência política. O PSD afirma-se social-democrata mas é, na verdade, liberal, quando o liberalismo está em queda, depois de ter reunido os disfarçados apoiantes do regime que desaparecera. O PC é uma cassete gasta que vive dos herdeiros e deserdados do orçamento de Estado. O BE reúne os sonhadores utópicos com vocação adolescente.
Em Portugal, os partidos de oposição são um engano. Têm apenas a virtude de evitar fenómenos do tipo Le Pen. Mas a única oposição responsável ainda é a que está no interior do PS. Infelizmente para a alternância do poder e para as dinâmicas sociais que enformam a democracia, mas felizmente para enfrentar a crise que temos aí."
[J. L. Pio Abreu]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Perfeitamente de acordo com J.Pio de Abreu.
Aqui na "terrinha" só temos um que constrói o chafariz!O resto é conversa de treta...
Também escusamos de ir para minudências:saber se o chafariz deita água...
Mesmo que o chafariz não deite água hoje, pode deitá-la amanhã.
Se não houver chafariz, é que nunca haverá água.
O chafariz deve ter sido feito por algum tio ou primo do Sócrates. Já se está mesmo aver. Estes "socias"...
Viva,
Belo artigo de Pio de Abreu
Citarei
Macroscopio
Enviar um comentário