quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Círculo Vicioso




A Quadratura do Círculo é bem o espelho do pluralismo político-ideológico à portuguesa: PS, com 45% do eleitorado = 1 voz; direita, com menos de 40% dos votos = 2 vozes; os outros 15% do eleitorado, situados à esquerda = 0 vozes.

Episódio no programa de ontem: Pacheco Pereira está preocupado com o empobrecimento de Portugal, revelado pelo Relatório sobre o Desenvolvimento Humano, recentemente divulgado. Culpa ciciada: a política deste governo. Resposta de Jorge Coelho : nenhuma. Como se tivesse que ficar embaraçado, pela devastadora razão do oponente…

Três observações: é falso que os dados revelados revelem empobrecimento de Portugal. Mostram apenas que, no “ranking” mundial, Portugal desceu do 28º para o 29º; mas o seu rendimento aumentou. Não empobreceu, enriqueceu. Outros enriqueceram mais? Sim. Mas significará isso que Portugal ficou mais pobre , por tervisto a sua riqueza decrescer?

De qualquer modo, mesmo que assim fosse, os dados que levaram à descida de um lugar são de 2005, o ano das eleições. Ano em que o Governo actual governou pouco mais de seis meses, tendo herdado uma situação desmoronada. Dessa descida, se quisermos designar um culpado, será mais legítimo olhar para os governos anteriores do que para o actual . Ou seja, os governos da direita liderados pelo partido do Dr. Pacheco Pereira.

Aliás, no ano anterior, esse governo das direitas portuguesas já conseguira fazer baixar Portugal do 27º lugar para o 28 º.

Eis uma pequena ilustração da seriedade intelectual das nossas direitas e da anemia argumentativa da nossa área socialista.

Sem comentários: