sábado, 7 de abril de 2018

BRASIL - JORNALÕES OU LIXÕES ?




BRASIL  - JORNALÕES OU LIXÕES ?

Os grandes grupos mediáticos brasileiros, que tanto  contribuíram para a instalação de uma ditadura militar em 1964, são uma peça nuclear da grande conspiração contra a democracia e pela manutenção do Brasil como uma sociedade profundamente  injusta e desigual  que está em curso. O primeiro passo foi a destituição golpista de Dilma sob a capa de um rito jurídico-constitucional baseado numa materialidade factual inventada ou distorcida . O segundo passo foi  impedir Lula de concorrer a uma eleição que muito provavelmente venceria; usando o sistema judicial, não como balança que mede a culpa e a ilicitude com objetividade,mas como arma que agride quem a lógica global de um sistema aflito indicar.
 
Sabemos , por experiência vivida durante o salazarismo, o que é uma máquina judicial que,  no essencial, foi docilmente subordinada ao poder político fascista. O caso do Brasil atual é diferente. A máquina judicial brasileira, ao longo de anos, foi sendo impregnada por um processo de degradação intrínseca que se disfarçou do seu contrário. Assim, foi sendo contaminada por uma estratégia destinada no essencial  à destruição dos partidos e líderes de esquerda que pudessem ser ou continuar a ser poder. Uma destruição que nunca poderia parecer propositada, devendo não apenas destruir institucionalmente, mas apagar simbolicamente e desprestigiar, as principais lideranças e organizações da esquerda, ou pelo menos as que fossem poder ou pudessem vir a sê-lo. Para isso, tinham também que atingir alguma gente e algumas entidades da direita, de modo a ser aparente que era uma virtuosa limpeza que estava a ser feita e não uma vergonhosa perseguição.
 
Não pretendo aqui analisar globalmente  a questão em causa, mas tocar apenas num ponto sintomático. Está em vias de ocorrer, em poucas horas,  a prisão de Lula. Foi-lhe dado um prazo para se apresentar voluntariamente, mas ele não se apresentou. Desde logo, trovejaram impropérios nos jornalões : desobediência, falta de respeito pelas instituições, desconsideração pela lei. Foi dada, entretanto, a notícia de que os advogados de Lula estavam a combinar com a Polícia Federal o momento e o local em que Lula se poria à sua disposição. Os mesmos megafones mediáticos, que haviam gritado contra uma imaginária "desobediência", passaram agora a noticiar  uma imaginária “rendição” de Lula. Sem vergonha, sem estados de alma, sem nível.
 
Tenho assistido à degradação dos grandes meios de comunicação social  brasileiro pelo que este episódio não me espanta, sendo apenas mais um sinal menor  e caricato dessa degradação. Mas acho estranho que em Portugal sejam difundidos acriticamente simples ecos dessa sujeira. Fica-me uma dúvida: aqueles que protagonizam esses ecos em Portugal são braços conscientes do lixo mediático brasileiro ou são apenas idiotas?
 
O Brasil entra num período de incerteza. Viu-se ontem que Lula poder ser preso, pode ser impedido de ser candidato, mas é de longe o líder mais acarinhado pelos  setores populares brasileiros. Podem prendê-lo , mas só o conseguiram  aumentando a sua popularidade.
 
 O poder subsequente ao golpe, bem mergulhado na untuosa imagem da traição e da pequenez, está em deliquescencia. O anti-lulismo perde cada vez mais o seu verniz democrático, deixando a nu  a sua estrutura verdadeira: a extrema-direita "bolsonárica" e os seus mandantes armados com saudades da ditadura militar.
 
Os” incendiários”da direita brasileira  têm-se esforçado por atear o “fogo”. Mas não podem depois queixar-se de o terem conseguido.

Sem comentários: