domingo, 11 de julho de 2010

A notícia que não existiu e a sua sombra


Pelo que pude ver hoje no ciberespaço, teve eco a notícia do Expresso de ontem, que revelava uma possível vontade de Sócrates se ter coligado com Portas, há uns meses atrás. Já o esperava, mas não deixa de me espantar.


Na verdade, na exuberância dos detalhes, das conjecturas e dos juízos de que a notícia foi tecida, duas pequenas afirmações, soltas como inofensivas na floresta do discurso, protegiam o texto de uma possível imputação de falsidade, mas mostravam o mais provável rosto da notícia. Numa delas, deixava-se escapar que o modo como decorreu a conversa terá impedido Sócrates de realmente ter convidado Paulo Portas para uma coligação. Numa segunda, manifestando-se uma visão negativa dos resultados da conversa, afirmava-se que, em virtude disso, Portas nem se terá apercebido da importância do que teria estado em jogo na conversa frustrada.


Ou seja, afinal, factualmente, na conversa havida entre Sócrates e Portas, este não foi convidado para integrar pela via do CDS uma coligação com o PS, dado que nem ele se apercebeu que lhe tivessem querido propor isso, nem aquele fez qualquer proposta específica desse tipo. Curioso, que quase meio ano depois se tenha ressuscitado um não acontecimento como se ele tivesse acontecido.


Terá sido a má qualidade do jornalismo, a dar sinais de vida ? Uma má qualidade que tem arrastado entre nós alguns dos jornais, tidos como de referência, para a triste posição de meras ilustrações da "voz do dono". Terá sido uma hábil plantação de um facto virtual, para através dele se tentar produzir efeitos políticos reais? Se foi. Quem terá sido o plantador? Se foi "plantação" política, estamos perante um sintoma de ligeireza e a revelação de que há, no mundo da política, quem aposte na ilusória via de procurar mudar apenas o indispensável para parecer que se muda, mas garantindo-se que, no essencial, tudo fique na mesma.

Uma coisa parece certa, apesar da agitação no universo mediático: não estamos verdadeiramente perante uma notícia. Quando muito estaremos perante uma das suas sombras, a sombra de uma notícia.

Sem comentários: