segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Há ladrões? Matem-se os polícias!


Afinal, o sólido edifício do paraíso neoliberal, não era mais do que uma disneylandia. Os assarapantados jornalistas precisam, pois, mais do que nunca, de dizer coisas impressivas, brilhantes, dramáticas, a propósito da conjuntura.
Mas os comentadores de primeira linha não estão disponíveis para arriscar. Venha um qualquer. E vem. Acaba sempre por haver uma luminária mais ou menos desconhecida, se possível com um título ribombante qualquer, disposta a ir até ao fim do absurdo , se assim tiver que ser. E foi.

De facto, em pleno colapso da lógica neoliberal, com o capitalismo ferido na asa e um irresistível perfume a negócios mafiosos a invadir-nos as narinas, insidiosamente, acaba sempre por aparecer uma ave qualquer, disposta a recitar a cartilha de sempre, a recitar o rol das antiguidades de serviço como se ainda estivessem frescas.
Acabei de assistir na SIC Notícias a um desses episódios. Na verdade, quando tudo se vira para o Estado como último recurso, quando todos querem confiar, em última instância, no Estado (mesmo nos actuais),para salvar o circo, um jornalista televisivo conseguiu inventar um irresistível cromo.
Efectivamente, acabo de ouvir um inefável sábio com um sorriso algo tonto, afirmar em público, sem se partir a rir de si próprio, que o Estado é afinal o grande culpado de tudo o que está a acontecer na doce economia do manso capitalismo global: porque não soube produzir, não soube gerir e agora se vê que nem sabe regular.
E a legenda avisou-nos que estava ali um catedrático!
Terá sido culpa do apagador do senso comum? - pergunto eu.

2 comentários:

aminhapele disse...

Também tive a sorte de assistir a isso!
Que título terá o Delgado?
Mestre-catedrático de professores catedráticos???
É que o "prof" parecia discípulo do Delgado...

Anónimo disse...

RN disse:

Pelos vistos há vários!

O que eu ouvi não era tão delgado como isso. Assumia-se como uma verdadeira cantiga e era catedrático de gema...