sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Um novo socialismo



Em 15 de Fevereiro passado, foi publicado um interessante texto do reputado jornalista Giorgio Bocca, no semanário italiano “L’Espresso”, intitulado “Um novo socialismo”. Desse texto, sintético e incisivo, traduzi e transcevo a sua maior parte.
Neste tempo de mistificações e superficialidades, é bom lermos um texto que nos ajuda a pensar.


" O livre mercado está a caminho da autodestruição, porque no mundo actual já não há lugar para todos os desejos e para todos os abusos. Em seu lugar, o socialismo da sobrevivência conduzirá , esperamos, ao mercado possível.

Nos jornais e na televisão continua o elogio do livre mercado, isto é , de qualquer coisa que não existe, desmentido pela realidade. E enquanto se celebra a morte das ideologias, das utopias, das promessas enganosas, surge o coro de elogios ao “capitalismo natureza”, isto é, a corrida ao lucro como único prémio para os cidadãos trabalhadores e único freio para os preguiçosos e para os desonestos. A justificação repetida até à exaustão é o habitual é assim que somos ou é assim que todos fazem. Basta abrir os olhos e ver o que sucede no nosso país e no mundo para compreender que este livre mercado não é livre concorrência, mas uma luta de gigantes que dispõem de montanhas de biliões e do apoio de políticos no poder, não livre mercado, mas repartição entre os mais fortes.
E então porque enfeitá-lo com virtudes que não tem e esconder mesmo os seus defeitos mais macroscópicos? O livre mercado, na acepção de um mercado sem regras que pode levar ao fim do género humano, é a filosofia das enxurradas, dos terramotos: ser arrastado para a ruína universal continuando a dizer que se trata de um processo natural e benéfico.
O livre mercado como selecção dos melhores? Aquilo que acontece realmente em Itália é exactamente o contrário, a corrida ao lucro selecciona os piores: há províncias no nosso Sul, nas quais a classe dirigente, a burguesia que detém o poder nos serviços e nas indústrias, a que deveria combater as associações de malfeitores, torna-se Máfia, cria a nova sociedade de cabeça para baixo na qual são premiados os delinquentes e punidos os honestos.
Do livre mercado passa-se ao partido dos negócios, do Estado de direito ao Estado mafioso onde a comandar estão as associações dos vagabundos e dos ladrões. [ … … …]
Ás vezes tem-se a impressão de que se avizinha a catástrofe final. Os vergonhosos acontecimentos ocorridos em Nápoles, uma grande cidade afogada em lixo, porque vagabundos e ladrões para ganharem dinheiro não quiseram limpá-la, mostram, todavia o caminho para um socialismo novo, não mais utópico e romântico, não mais evangélico e filantrópico, mas de estado de necessidade. Um socialismo obrigatório que se imporá pela sobrevivência, porque o mundo tem limites, porque não há mais lugar para todos os desejos e todos os abusos.
O livre mercado caminha para a auto-destruição: se não tiveres o cuidado e remover o teu lixo, virás a encontrá-lo á porta de casa. O remédio dos ricos de passarem os seus lixos aos pobres já não é fácil e indolor.

No lugar do livre mercado, o socialismo da sobrevivência conduzirá , esperamos, ao mercado possível. Acabando com o mercado livre da autodestruição, dos esbanjamentos, dos furtos, para passar para um mercado razoável dos consumos compatíveis com os recursos, do bem-estar livre dos desperdícios e das competições insensatas.[…]"

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdade! o liberalismo não só leva ao anconsciente e à irresponsabilidade, mas deixa encaminhar os jovens para "universidades" que só têm de notável as violências e as patetices dos ritos iniciáticos. Depois o jovem caminha, muito elegramente, durante quatro anos banais, gratuitos e falsos, sem nunca ter consciência social, consciência de relações tributárias. NO fim dos quatro anos, se pagar certinho, recebe um diploma e fica num beco sem saída: É licenciado sem saber fazer coisa nenhuma.
ESte liberalismo leva o governo a não se incomodar com o poder regulador... Anda tudo em roda livre...e depois, o que tiver que acontecer...que aconteça...
É a irresponsabilidade, e a perda do sentido que a sociedade deve seguir. Não há projecto social, e o que for...que seja... e quem vier depois que feche a porta...
Bandidos e estúpidos este liberais que metem os lobos no curral das ovelhas...
Zedomar

aminhapele disse...

Este sim!
É um bom texto para reflectir.
A vigarice do livre mercado.
Os vigaristas.
Os donos do "livre".
E,como diz zdm,as ovelhas a serem comidas ou,acrescento,quando se safam pretendem fazer-se passar por vacas...