sexta-feira, 29 de junho de 2012

DISCUTIR A EUROPA


1. Hoje, dia 29 de junho, sexta-feira, às 21 h e 30 m, o   “CLUBE MANIFESTO – para uma renovação socialista”, vai promover mais um colóquio no Hotel D. Luís, em Coimbra. 
O colóquio é de entrada livre, pelo que todos  os cidadãos interessados em discutir a Europa se podem considerar como convidados.
O tema do colóquio será: “A Europa no seu Labirinto”. 
O interveniente convidado será Augusto Rogério Leitão, Professor de Relações Internacionais na FEUC.
O interveniente membro do Clube Manifesto será Luís Marinho, ex-deputado europeu.
O debate será moderado por um outro membro do Clube, António Casimiro Ferreira.

  
2. Os problemas acumulam-se no horizonte europeu. Os dirigentes políticos, quase exclusivamente pertencentes ao Partido Popular Europeu, mostram-se  incapazes de solucionar os problemas a que o fanatismo neoliberal  conduziu. Mas, nos últimos tempos, houve mudanças políticas importantes. A insalubre pareceria  germano-francesa desvaneceu-se com a vitória dos socialistas em França. A evidência de que a chamada crise das dívidas soberanas foi sempre, essencialmente, uma crise do euro no seu todo; e de que as políticas da União Europeia (e não as decisões nacionais) foram a principal causa do seu agravamento, cria uma desorientação crescente entre  os principais dirigentes europeus, que fogem com uma dificuldade cada vez maior ao imperativo de reconhecerem que seguiram  o caminho errado.
3. É uma boa ocasião para se discutir a Europa. Tanto mais que mesmo as instâncias dirigentes das várias esquerdas europeias parecem confinadas a uma fraseologia  repetitiva  , própria de quem parece perdido e longe de qualquer ideia consistente que possa realmente fazer-nos sair do atoleiro em que estamos.

Sem comentários: