quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CANDIDATO EM BUSCA DE SI PRÓPRIO


O Dr. Nobre esteve em Beirute: eis a irreprimível memória. Não se sabe bem a fazer o quê, mas certamente foi algo de louvável e corajoso. Congratulemo-nos.

O Dr. Nobre é um sacrificado e faz questão de o lembrar a cada momento. O Dr. Nobre é amigo dos pobres, dedicou a vida aos sinistrados e aos feridos. É certo que não chega a ser uma madre Teresa de Calcutá de calças. Mas será que tanto lhe podia ser exigido?
Alguém um dia confidenciou uma sua fraqueza: quando se olha ao espelho fica ufano e não resiste a perguntar: “espelho meu, há alguém mais ONG do que eu ?” Consta que o espelho lhe respondeu:” Não és um franciscano descalço arrastando-se esfomeado por entre tendas, em solidariedade para com os oprimidos, mas és muito ONG! “

É pois natural que o Dr. Nobre seja uma daquelas almas satisfeitas consigo próprias, que pairam muito acima da política dos mortais. É a sua história que o sussurra: quando o Salazar estava em Portugal, moendo-nos a paciência, ele espreguiçava-se, distante, na Bélgica. Outros, menos etéreos, políticos empedernidos, lá derrubaram o fascismo. Resolveu então vir até cá. Gostou. Ficou. Fez muitas coisas úteis que talvez nem ele consiga apagar por mais que as instrumentalize numa sofreguidão de popularidade.

Mas algo ocorreu no Olimpo do Dr. Nobre que o fez descer das alturas para o comércio rasteiro da política normal. E foi assim que , mesmo abominando a política normal, cheia de ideias , de luta de paixões, de interesses que se contradizem de esperanças que se opõem, não resistiu à tentação de entrar nela como turista.
E foi assim que se aproximou hoje de Durão Barroso, para depois migrar para Mário Soares, aventurando-se mesmo a frequentar o esquerdismo do Bloco de Esquerda. Forte dessas experiências de versatilidade , tentou a cambalhota suprema : apoiou ao mesmo tempo António Costa, em Lisboa e António Capucho, em Cascais. E rodeou toda essa versatilidade quanto a republicanos, de uma monárquica vassalagem, dentro da causa real, ao herdeiro do miguelismo, perante o qual curvou reiteradamente a espinhela numa comovente deferência.

Terá sido num dos seus passeios turísticos pela política normal, que tanto abomina, que alguém lhe terá dito: “Ó homem, você é o candidato presidencial ideal. Esteve em Beirute, é o rosto da AMI, já se aninhou nos mais diversos nichos político-partidários, sabe dizer dez palavras seguidas com convicção e pode fazer com denodo aquele velho choradinho do “sou português” e “gosto muito dos desgraçadinhos”. E , acima de tudo, pode fazer aquela clássica rábula dos políticos que fazem política como se a detestassem.

E assim nasceu o candidato Nobre. Podia ter sido o candidato do queijo da serra ou outra figura folclórica qualquer, deixando na campanha um rasto de boa disposição. Mas o seu ego não lho consentiu. Ele era muito maior do que isso. Ele era o “MAIOR”.E resolveu levar-se a sério na campanha. Falou uma, duas, três vezes; esgotou o guião elementar das grandes ocasiões e voltou ao princípio repetindo-se, uma e outra vez. E foi essa reiteração que estragou tudo. De facto, por detrás das palavras que foi dizendo acabou por ganhar evidência a raiz política do que ia proclamando.

Trovejando independência, arrasando o sistema político, queixando-se dos eleitos como se eles fossem os culpados psicológicos das características objectivas do tipo de sistema económico em que vivemos, talvez se tenha julgado um anjo vindo do céu da política, forte da companhia de imaginários deuses, para vir reduzir a pó os castelos de areia dos pobres mortais.

Mas se o apolítico Nobre tivesse um vestígio de cultura política , uma grão de conhecimento sobre a história das posições que se enfrentam no mundo em que vivemos, há muito que teria percebido que o seu discurso atrauliteirado e primário ostenta um evidente código genético que o identifica como uma variante previsível e tosca da velha ideologia reaccionária do populismo de direita.

E é essa neblina que o esconde de si próprio que faz com que o candidato Nobre ande à pedrada contra os vidros da democracia, sem perceber que aquilo que atira são pedras e que aquilo contra o qual as atira é a própria democracia. É por isso que, embora o candidato Nobre tenha estado em Beirute, seja um “ONG” conhecido e um médico sem fronteiras reputado, politicamente é aquilo que há de mais parecido com um nulo.

3 comentários:

Carta a Garcia disse...

Caro Rui,

Fiz link. Muito bom!
Boas festas para ti e Família.
Abraço,
OC

Henrique Dória disse...

Caro Rui
Não percas tempo com o Nobre. Toda a gente percebe que até nem é mau. Mas gasta as tuas enegias com quem as merece: CAVACO.
Vale a pena transcrever aqui um texto do PUXAPALAVRA e o meu comentário:

"Nós estamos num estado comparável sómente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá ... vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a par , a Grécia e Portugal".


Eça de Queiroz, Janeiro 1872

Comments:
Então, como agora, havia os Dias Loureiro, os Portas, os Cavaco, os BPN, que se chamavam Zé Luciano, Hintze Ribeiro, Henri Burnay e Crédito Predial Português.
Não é a repetição da História como farsa. A História dos poderes político e económico amalgamados são uma farsa permanente.
è espantoso é que só a Ana Gomes fale do Portas e dos submarinos, e sobre o BPN se calem quanto ao filho dilecto de Cavaco, Dias Loureiro, e quanto ao próprio Cavaco, não só os seus lucros mas o finaciamento das suas campanhas a primeiro ministro e presidente.

A comunicação social portuguesa é um vómito.
Por isso preciso que se fale disso aqui e por muitos outros lados.

Rui Namorado disse...

Caro Henrique( não consigo esquecer o Prior):

1. O essencial do teu comentário é o início: "Não percas tempo com o Nobre. Toda a gente percebe que até nem é mau."

Aí é que está o engano: o Nobre, politicamente, é no essencial um populista de direita radical,com a habitual característica, de uma forte simplicação ideológica. É um pássaro de direita com ademanes de esquerda, para enganar papalvos.

2. Com base no que o Eça dizia do mundo de então, dificilmente consegues actuar naquele em que vives.

3. Enquanto te mantiveres longe do cerne das questões, podes subir até a um nível ensurdecedor o tom dos insultos, que não deixas de ser inofensivo.

4. Não contesto o direito de cada um criticar o que lhe parecer criticável. Nem sequer sugiro que os alvos indicados não sejam justos. Apenas me parece que, enquanto não chegarmos ao coração de todas as questões, quaisquer pequenas vitórias,mesmo merecidas, dificilmente deixarão de ser efémeras.