sábado, 20 de dezembro de 2008

O estranho caso da "gauche moderne"



Tem sido abundantemente anunciada uma recente cisão de esquerda no Partido Socialista Francês, liderada pelo Senador Jean-Luc Melanchon. Eu próprio lhe dei neste blog apreciável destaque.
Mais despercebido tem passado um processo semelhante, embora iniciado há mais tempo, liderado por aquele que era considerado como o mais “blairista” dos socialistas franceses : Jean-Marie Bockel. Este ex-militante do PSF passou-se para a direita, quando aceitou integrar o Governo de Sarkozy, como Secretário de Estado para os Antigos Combatentes.
Há algum tempo atrás, o referido “sarkoziano” e alguns dos seus apoiantes resolveram fundar um novo partido político, que consubstanciasse o seu novo rumo. O Congresso de fundação decorreu com ampla presença de ministros do actual governo francês e de representantes das vários sectores da direita que apoiam Sarkozy.
Em coerência com a auto-imagem do seu trajecto político, Jean-Marie Bockel escolheu um nome sugestivo para a nova força de apoio ao actual Governo francês de direita: “la Gauche moderne”.

Sugestiva escolha, a de Bockel ! Se calhar, em consonância com o talento ilusionista do seu novo chefe, o ex- socialista Bockel quis dizer-nos que, para ele, de acordo com a sua mundividência “blairista”, o ápice da modernidade da esquerda é deixar de o ser.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este novo partido traz-me à memória uma frase desta semnana "...o grande partido popular da esquerda democrática e da esquerda moderada em Portugal".

LDC