segunda-feira, 2 de junho de 2008

A vitória de dois gumes ou a laranja amarga


1. A aliança que levou o Dr. Menezes à vitória, há uns tempos atrás, teve êxito, na primeira manobra do seu possível plano armadilhado, visando a legião de barões que flagelou incansavelmente a direcção do PSD durante o consulado desse autarca.

De facto, a Dr.ª Ferreira Leite triunfou arrastadamente não conseguindo atingir os 40 % de votos. Os seus adversários atingiram 32 e 30 % dos votos, deixando claro que, mesmo tendo em conta apenas o limitado universo dos votantes, a respeitável senhora ficou claramente longe de ter o apoio de uma maioria.

E se nos lembrarmos que apenas uma parte dos membros do PSD se tinha colocado em condições de votar e que destes apenas uma parte votou, verificamos quão limitado é o poder de entusiasmar da dirigente eleita, mesmo dentro do universo amigo do seu partido: menos do que 15% do universo dos inscritos no PSD. Ou seja, em vez de uma vaga de fundo, de um entusiasmo transbordante, apenas um ligeiro agitar de águas. O resto é alarido mediático, propaganda e fantasia.

Um dos seus adversários já mostrou que ia desempenhar o papel de oposição “boa”, de modo a evitar que a vencedora se possa armar em vítima perante um hipotético fracasso futuro. O outro adversário, pelo contrário, assumiu o papel de um irredutível sem sofreguidão, ou seja, de um adversário contido mas implacável.

Os notáveis , por enquanto, aplaudem, saboreando já os lugarzinhos de deputados que brilham no universo de 2009. Os sonhadores de uma baronia mais alta imaginam-se ministros.

Entretanto, ficou também conhecida a actual cotação na bolsa eleitoral do PSD de um catedrático de Economia, ex-governante e actual deputado: 0,6 %. Ou seja, ficou apurado que nem todos os catedráticos de economia chegam, olham e vencem. Por outro lado, pode desconfiar-se, pelo mesmo facto, que os militantes do PSD engolem mais facilmente um ex-MRPP do que um ex-PCP. Mas , enfim, este caso é apenas um pouco de colorido partidário que, estando longe de ser exclusivo do PSD, tem até um lado simpático.

Os dados estão pois lançados. A drª Ferreira Leite e os seus barões têm agora a responsabilidade de vencer Sócrates. O Dr. Menezes vai assistir na bancada em Gaia, de modo a não poder ser acusado de causar o naufrágio dos que antes o procuraram garrotar. Santana Lopes, Ângelo Correia e Jardim, cada um dentro do seu estilo, farão o mesmo.

Se num golpe de imprevisto a respeitável senhora lograr vencer, significará isso que o armadilha falhou no último momento, se o mais provável acontecer os quatro (algum deles, ou alguém por eles) abrirão um grande saco, meterão lá os barões e a sua chefe, fecharão displicentemente o saco e procurarão colocá-lo numa prateleira de esquecimento.

Se no termo deste percurso o PSD permanecer inteiro, poderá falar-se em milagre. Mas em política desastres e milagres não são coisa rara.

2. Mais um detalhe importante. A Drª Ferreira Leite não vai participar numa prova de marcha, vai competir num complexo jogo de xadrês com três lados: o dela, o de Sócrates e o da chamada oposição de esquerda.

Se o governo e o PS , adormecidos pelo sopro suave das sondagens (se ele assim continuar), se confinarem à repetição mais ou menos acirrada do que têm vindo a ser, sem qualquer golpe de asa, a Dr.ª Ferreira respirará melhor e a outra oposição terá um eco mais forte .

Se o PCP e o BE, embalados pelo vento favorável da crispação social, se excederem no fragor da sua trovoada colorindo-a de insultos, para que fique bem claro que os votos que neles se depositarem nunca servirão para gerar um qualquer acordo com um PS de maioria relativa, a Drª Ferreira respirará melhor e o governo poderá contar com os votos dos que não gostando dele, valorizam menos esse desgosto do que o medo do que possa fazer a direita no poder.

Ou seja, o resultado final da armadilha em curso para “apanhar” a respeitável senhora, dependerá não só dela, mas também do governo e do PS, por um lado, e do PCP e do BE, por outro.

(para compreender melhor o sentido deste texto, pode ler-se um outro escrito, neste mesmo blog ,em em 15 de Maio passado. " O avesso e o direito: armadilha fatal").

Sem comentários: