domingo, 22 de junho de 2008

Pixordices 14 - O perfume das palavras, o peso das ameaças


Congresso do PSD : o pessoal político da direita portuguesa praticou os seus ritos periódicos, no quadro do seu maior Partido.

Começou, assim, a ser construído o holograma ideológico dos interesses estratégicos que a estruturam, de modo a que uma parte do eleitorado possa incorporar a ilusão de que se salva, quando apenas estará a blindar, um pouco mais, os interesses liderantes dos senhores do dinheiro e dos seus capatazes de luxo.

Neste número de ilusionismo, a realidade é um simples cenário e a verdade a mera sombra de uma retórica instrumental. O discurso, desde que seja sedutor e pressionante, basta-se a si próprio. Cabem nele todas as combinações de palavras, que, por serem apenas isso, podem escapar ao filtro da verosimilhança, ao ónus da compatibilidade e à servidão da lógica.


Por exemplo: nos alicerces dos discursos que contaram, surgiu, recorrentemente, como vector estruturante, a determinação do PSD de vir em socorro da " classe média", supostamente esmagada pela governação actual. Eis uma determinação legítima e até louvável.

Todavia, entre as raríssimas intenções governativas concretas da Dama de Cinza, inscreve-se o fim da tendencial gratuitidade do Serviço Nacional de Saúde. Ou seja, uma medida que em termos práticos, para além de ser um factor de irreversível corrosão e degradação do SNS, é uma profunda machadada na " classe média".

De facto, os ricos podem recorrer, conforme preferirem, aos melhores serviços de saúde, em qualquer lugar do mundo. Os pobres ficarão com a caricatura de um saudoso SNS. Mas, a "classe média" verá a sua saúde transformada numa apetecível oportunidade de negócio, para as multinacionais da saúde e para um ou outro grupo económico mais poderoso de raiz portuguesa.

Isto quer dizer que na retórica generalista, o PSD troveja, em favor da classe média; na verdade, já decidiu sangrá-la num ponto essencial, a saúde.

Ou seja, a dama de cinza e os "éticos" barões que se lhe associaram, são ágeis na projecção de paraísos e perigosos na preparação de infernos.

Sem comentários: