segunda-feira, 16 de maio de 2016

Brasil – o tempo dos mordomos?


Brasil – o tempo dos mordomos?

Era uma vez um mordomo de um filme de terror. Era um mordomo engomado, vestido de um cinzento nocturno, talvez soturno. Uma brilhantina, cheirando a antigo, domava-lhe fortemente o cabelo. Um sorriso fino como lâmina saía-lhe friamente dos lábios. Os seus passos quase de veludo não se sentiam. Deslizava. Seria um corvo, se voasse. Olhado com os olhos da alma parecia chegar do reino das sombras.
Mágico, seduzia os humanos como um encantador de serpentes. Mas o seu estilo subtil e deslizante fazia dele próprio uma serpente. Uma serpente lenta, persistente, sem pressas.  A seu lado as pessoas abertas, solares, frontais, pareciam crianças generosas e descuidadas que arriscavam a vida quando deixavam a serpente deslizar entre elas. Respeitoso, solene, discreto, o mordomo do filme de terror , como impiedosa aranha refinava e aguçava o seu veneno. Aperfeiçoava-o um dia após outro, tornando-o irremediavelmente fatal.
Quando foi preciso que a chefe dos guerreiros tivesse alguém a seu lado, pensou-se num general que fosse inteiro e leal, ou  num poeta que cativasse as musas, ou  num político arguto que desvendasse todos os labirintos, ou num jurista que conhecesse todos os alçapões legais. Hesitou-se. Tergiversou-se. Talvez não fosse necessário. O mordomo de um filme de terror estava ali. Disponível, solícito, suave. Sem ruído, sem ondas, ostensivamente sem ambição. Sem perigo, portanto. Cómodo, fácil, simples. E ficou. Silencioso e sombrio com um leve sorriso desembainhado, à disposição da guerreira, aceitando a sombra da guerreira, da chefe, como uma quietude desejada, um bálsamo.
A água correu debaixo das pontes, o sol escondeu-se e reapareceu. Uma vez, muitas vezes. Os morcegos cegos do dinheiro, o lixo negro das ruas, os punhais sem pudor da traição cercaram a guerreira, cercaram os guerreiros, enredaram os poetas, secaram os generais limpos, corroeram os políticos verticais, mancharam a parede branca da justiça. As espadas da barbárie acordaram de novo. A guerreira foi cercada.
O mordomo sai então lentamente da sombra como a última serpente de todas as desgraças.
Despe  a aura de humildade que o cobria. Desembainha-se sem pudor como punhal  e vai directo ao coração da guerreira, com um esgar final de prazer e traição. Espalha-se um perfume negro por toda a planície. Parece ter aumentado a tristeza dos rios.
A guerreira desce lentamente uma  rua rodeada de outonos. Com amargura , mas sem rendição. O mordomo fica à porta olhando o horizonte com o sorriso de sempre  , talvez um pouco mais frio, mais cinzento, mais breve.
Matilhas de sombra vão chegando ao Palácio. Estranha gente, vergada e untuosa. Antigos vassalos de outros senhores, servindo agora na mediocridade doce do tempo dos mordomos.

No livro negro da República, escreveu-se em gelo um novo ensinamento: “ Se deixares os mordomos de filmes de terror chegarem ao coração dos teus poderes, corres o risco de te transformares,  tu própria, num filme de terror”.

Sem comentários: