segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PENSAMENTO VADIO


A notícia, embora santamente, explodiu: o Papa vai resignar. O novo Papa vai ser eleito, embora apenas pelos cardeais com menos de 80 anos.

Estimulado pela notícia, o meu pensamento, imprevisível e incontrolável, deu um salto inesperado e foi cair dentro do PS, o meu partido.

Se mesmo a Igreja Católica para escolher o representante de Deus na terra aceita a incerteza arejada de uma escolha por eleição, embora num círculo restrito, por que razão um partido laico e desejavelmente terreno, como o PS, não se conforma com a necessidade de escolher em eleições primárias abertas a todo o povo socialista, quer  os seus candidatos presidenciais, quer os seus candidatos a Presidentes das Câmaras, bem como  os seus candidatos a deputados europeus e nacionais?

E no entanto há quase dez anos eu e muitos outros socialistas temos vindo a pugnar tenazmente por isso. E no entanto num número de casos cada vez maior  vários partidos irmãos têm vindo a enveredar por esse caminho  através do mundo.

Novo salto inesperado do meu pensamento: talvez a eleição de um novo Papa tenha como efeito colateral virtuoso convencer os poderes internos do PS a seguirem o sábio caminho das eleições primárias para escolha dos candidatos por si apoiados.

3 comentários:

Raimundo Narciso disse...

Oh meu caro como eu te entendo. Mas isso provocaria um indesejável recuo. Um recuo tremendo naquilo em que os partidos, capturados pelos respectivos aparelhos, se tem vindo paulatinamente a tornar: uma máquina que trate dos problemas da República, dos cidadãos, se possível, mas... mas depois daquilo que é mister principal, o seu core business, tratar da "nossa" carreira, da "nossa" vidinha.
Era, era uma medida importante mas que rapaz que tenha feito carreira na Jota, ou nas autarquias pode concordar? Claro que há excepções e conheço algumas, mas tão poucas... Abraço

Rui Namorado disse...

O aparelho pode resisitir. E resiste.Mas nós podemos não desistir. E não desistiremos.

Abraço.

Anónimo disse...

Até a igreja tem aparelho, que coisa esta do aparelho...Me parece
que os homens TODOS ELES,SÃO FAZEDORES de APARELHOS.
Faz-me lembrar certos coletivistas de todos os matizes que para melhorar a democracia interna,lembraram deixar o Centralismo Democrático, e contudo o mal continua!
Errar É humano, dizem, mas acertar também o é! Então acertemos...
com respeito de "O Catraio"