segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Economia Social - alargamento de prazo



Alargamento do prazo de inscrição na
Pós-Graduação em “Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade”

1. Para compensar o encerramento imprevisto da Faculdade de Economia, durante a parte final do ano anterior e o início deste , foi alargado o prazo de inscrição na Pós- Graduação em Economia Social, do dia 5 até ao dia 12 de Janeiro de 2015.

2. Recordamos que a Universidade de Coimbra, por intermédio da sua Faculdade de Economia, promove , durante o 2º semestre deste ano letivo, a 6ª edição de um curso que confere um Diploma de Pós-Graduação em “Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade”. Continua a ser responsável por ela, em conjunto com a própria Faculdade, o Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC (CECES/FEUC).

3. O objetivo desta Pós-Graduação é o estudo das várias iniciativas da economia social, com destaque para as que têm uma identidade historicamente mais marcada e uma importância social mais nítida, como é o caso das cooperativas, das mutualidades, das associações e das instituições particulares de solidariedade social no seu todo. Mas a economia social não vai ser encarada como um objeto isolado. Pelo contrário, serão analisadas também algumas das problemáticas que nela se projetam com mais relevância.
A esta Pós-Graduação têm acesso, fundamentalmente, titulares de uma licenciatura, mas podem ser admitidos também candidatos que, não preenchendo esse requisito, tenham uma experiência profissional relevante, em qualquer organização da economia social; para isso, 20% do total das vagas existentes serão prioritariamente destinadas a esse tipo de candidatos.

4. Para além de conferências sobre diversos aspetos da economia social, proferidas por especialistas, e de narrativas de experiências vividas por protagonistas de organizações da economia social, o programa compreende três unidades curriculares,  desdobradas nos módulos temáticos abaixo mencionados, pelos quais são responsáveis os professores da FEUC e membros do CECES  indicados:

Unidade Curricular 1: Enquadramento jurídico-político da economia social

       Introdução à economia social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade, Prof. Doutor Rui Namorado [8 h].
       Direito cooperativo e da economia social, Profª. Doutora Maria Elisabete Ramos [12 h]
       Breve história da Economia Social, Prof. Doutor Álvaro Garrido [4 h].

Unidade Curricular 2: Perspetivas quanto à gestão das organizações da economia social

       Breve abordagem às teorias organizacionais, Prof.ª Doutora Patrícia Moura e Sá [4 h]
       Empresas e sociedade: da ética à responsabilidade social, Prof. Doutor Filipe Almeida [8h]
       Gestão da qualidade nas organizações da economia social, Prof.ª Doutora Patrícia Moura e Sá [8h]
       Aproximação ao sistema de normalização contabilística para as entidades sem fins lucrativos, Prof.ª Doutora Ana Maria Rodrigues (CECES/FEUC )  [4h]

Unidade Curricular 3: Economia, Sociedade e Desenvolvimento Local

       Empreendedorismo social, políticas e mudança social, Profª. Doutora Sílvia Ferreira [8h].
       O desenvolvimento local como estratégia, Dr. Bernardo Campos [8 h]
       O Estado, as parcerias, as redes e a economia social, Prof. Doutor João Pedroso [4 h].
       A economia social e a criação de emprego: uma perspetiva económica, Profª. Doutora Margarida Antunes [4 h]


5. As candidaturas serão feitas online, até 12 de Janeiro de 2015, no site: https://www.uc.pt/go/candidaturas . Mais informações poderão ser obtidas através do site www.uc.pt/candidatos .
 Poderá encontrar mais informações na página Web da Pós-Graduação, em www.uc.pt/feuc/diplomas/PGEconomiaSocial/.

Podem ser feitos contactos através de : 1) email : candidaturas@uc.pt ; 2) telefone: 239859900 de seguida marque 3 de seguida marque 1.

Sem comentários: