quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PALAVRAS MUDAS

O mais  alto expoente parlamentar do PS ousa um discurso na Assembleia da República com a pose de quem diz coisas grandes. Tudo se agita na vibração intensa dos dias únicos. Enche o peito, como se dele fosse sair um PS avassalador. Nas paredes de São Bento sentem-se já as vibrações dos  momentos que se não repetem. A História vai passar por ali.Os melros do jardim circundante calam-se, por um momento,suspensos. A primeira frase gela ainda o plenário num arrepio solene.

O tempo tem então uma pequena vertigem. Passa .As frases seguintes chegam. Mas, afinal, são gente conhecida. Nada de estranho, nada de espantoso, nenhuma sombra inesperada. O PS, que se esperava avassalador, mingua. Em cada nova frase , regressa o previsível, o esperado,o cansado, minuto após minuto, a novidade torna-se improvável.

O PS é agora um sujeito discreto, envolvido num rosário de banalidades políticas, cada vez mais mansas , cada vez mais inócuas.

Os deputados socialistas , por um momento, haviam até sonhado com o calor de uma ovação, saída de dentro de cada um deles, como  princípio de uma épica adiada, mas iam afinal sentindo  essa chama reduzir-se a  cinza.E o PS, que ia saindo das palavras atarantadas, ia sendo um PS cada vez mais pequeno, cada vez mais pequeno. Era agora quase um vulto traquina que jogava ao berlinde, como se a política fosse uma viagem almofadada através de prudências, toda ela feita de ideias civilizadas e de palavras mansas.

Conclusão substancial e misteriosa do discurso consumado: o PS está pronto para estar pronto, se as cotovias cinzentas atravessarem à meia noite de um domingo a barreira do som.

Resultado: o povo socialista está a começar a  chatear-se.

Moralidade : a política não é um renhau-nhau-béu-béu eloquente.

5 comentários:

António Horta Pinto disse...

É verdade: o povo socialista está a começar a chatear-se!

Anónimo disse...

É compreensível!
A posição de meio-termo irrita o mais paciente dos membros republicanos e de esquerda!
Nunca é tarde para fazer arrepiar o caminho á máquina imperial que nos devora!
Não importa repetir e distribuir culpas a esmo, importa, isso sim, acabar com o sistema que sufoca todo um povo europeu e não só!

Anónimo disse...

Creio que já era tempo do PS passar à ofensiva , até porque vamos ter num futuro muito próximo uma situação muito grave que poderá redundar rapidamente numa catástrofe social.

António Horta Pinto disse...

A tíbia reação à mensagem de Ano Novo do PR só vem reforçar tudo o que antecede.

Anónimo disse...

Concordo com a análise em «Palavras Mudas» e ...
'também' "o povo socialista está a começar a chatear-se!"
(aliás, já está atrasado, e a ser demasiado paciente !!
... e tanto que os 'militantes' de base/sem 'tacho' deixaram de aparecer nas reuniões, as secções só têm pó, ninguém paga quotas, ...)

-----
. Resistir, informar e Lutar
(comentário em http://Luminaria.blogs.sapo.pt «Para consciencializar ... em 2013» )
...
- e aquela importante denúncia/chamada de atenção (a que parece ninguém ter ligado) de F.Louçã, sobre a primeira linha dos DEPUTADOS na A.R., do arco do poder (PSD-CDS -PS?), serem EMPREGADOS do BES (pagos pelo banco que mais saca do Estado !!, como podem depois defender os interesses do Povo ?!!, eles foram lá colocados para defender os interesses da Banca e grandes empresas que lhes pagam as contas !!)

- ou ainda de 1/3 dos deputados serem licenciados em Direito (advogados, juristas, ... integrados em grandes/poderosas sociedades a quem são encomendadas a feitura das Leis, os pareceres ... e depois a defesa dos todo-poderosos clientes/empresas, pois sabem quais as alíneas e vírgulas ...que introduziram para poderem CONTORNAR a JUSTIÇA !!) - como podem ser eles representativos/representantes dos interesses do Povo/ eleitores ?!!

-----
.Quem Beneficia e quem Paga.

A BANCA (e seus grandes accionistas, especuladores, administradores pagos principescamente, consultores sabujos, ...) é que «anda a viver à conta dos trabalhadores» por conta de outrém
(directamente pelo que saca aos clientes, e indirectamente pelo que saca ao Estado via ParceriasPP, intermediações, pareceres, outsourcings, juros agiotas, ...)
veja:
http://www.youtube.com/embed/58ZT9PeozzU Raquel Varela no Inferno e seu livro «Quem Paga o Estado Social»
Conclusão:
Mas Há sempre saída : tomar as coisas em mãos..., em vez de (se alienar e só) "passar cheques em branco" (a partidos/governantes/...) !!

------

Zé T.