sábado, 23 de janeiro de 2016

FILOSOFIAS



Um grego a quem chamaram filósofo e a quem puseram uma questão, cuja resposta não era fácil, sobre qual seria, entre dois possíveis, o remédio mais aconselhável, pensou durante alguns minutos e com prudência foi dizendo:

“Um dos remédios de que me falas parece ter um forte efeito imediato, garantindo o desaparecimento da febre, mas mostrando-se fraco como antídoto da doença. O outro parece mais fraco no combate à febre, mas se a enfrentar com êxito mostra-se mais forte no combate à doença”.

É assim a vida. Muitas vezes quando temos um problema em duas etapas temos que superar a primeira de modo a que fiquemos em boas condições de vencer a segunda, porque se não vencermos a segunda de nada vale ter vencido a primeira.
Por isso é que neste tipo de situações o modo como se passa a primeira prova é um factor determinante na decisão da segunda. Por isso é que muitas vezes os que se esgotam ou atropelam as boas regras na superação da primeira perdem quase sempre qualquer hipótese de êxito na segunda.
Isto para não falar da hipótese mais remota de se ser tão sôfrego na busca da superação da primeira barreira que logo se esbarra nela.


Mas pensando bem, se calhar, tudo isto são coisas de filósofos que não interessam para nada. Talvez.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

HOJE - EM COIMBRA



Sexta-feira dia 22 de Janeiro 

Maria de Belém estará em:

 Coimbra
21:00H – Encerramento da Campanha – Pavilhão Centro de Portugal

É um momento crucial da campanha. Os apoiantes de Maria de Belem não podem ficar em casa. 
Tudo parece cercar-nos, mas é apenas um cerco de ignomínia que pretende tolher-nos, Não tem mais força do que isso no que  diz respeito a esta candidatura.

 Mas os efeitos na nossa democracia deste agravamento final de um clima político insalubre que já nos vinha intoxicando, vão perdurar. Seja quem for que ocupe as várias cadeiras do poder vai senti-lo. Mesmo aqueles que num espírito rasteiro geraram uma onda mistificatória que pensaram ser-lhes vantajosa.

 Não seremos só nós a resistir a toda esta poluição política que asfixia a nossa democracia. Mas nós podemos começar desde já .

De facto, logo à noite, podemos ficar em casa penando a tristeza ambiente ou podemos ir ao Pavilhão Centro de Portugal. Por uma vez a resistência ética é simples.
E além disso (que é quase tudo), todos sabemos que as derrotas e as vitórias em política só estão adquiridas depois de acontecerem.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Bom ano de 2016


Este poema, ilustrado por uma invocação de Dali,  é a minha maneira de desejar a todos vós um bom ano de 2016.
 
Apresentação do novo ano de 2016


Só os corcéis do tempo me inventaram,
como se fosse novo e vos dissesse
numa língua de esperança e de verdade.

É velha esta ilusão de que sou novo,
que me visto de luz e vou chegar
como a brisa que traz a liberdade.

Os vossos lábios hão de me dizer
como se eu fosse a carne de um segredo
que revelando-se há de vos mostrar.

Soltemos pois a estrela do futuro
para com ela sermos a aventura
que ganhe o sabor deste lugar.


                             [Rui  Namorado]