sábado, 26 de janeiro de 2019

O DEMÓNIO DA SAÚDE



O DEMÓNIO DA SAÚDE

Um fantasma dos anos passados apossou-se do espírito do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e (a fazer fé numa nuvem mediática em curso) transportou-o para o tempo em que era Presidente do PSD. Uma vez aí,  levou-o fazer a uma importante comunicação pública. A de que o referido Presidente da República não aceitaria que a futura Lei de Bases da Saúde fosse aprovada na Assembleia da República  sem o apoio do PSD.

Se pelo menos tivesse permanecido desperta a vasta região da mente de Marcelo Rebelo de Sousa especializada em Direito Constitucional, o supracitado fantasma teria sido avisado de que a nossa Constituição não dá legitimidade a um Presidente da República para exigir à Assembleia da República que aprove a lei A ou a lei B, apenas quando ela  for do agrado do partido de que o atual Presidente em tempos foi líder.

Um fantasma destes é decerto  obra do demónio. É urgente um rápido exorcismo!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

NÃO HAVIA NECESSIDADE!




NÃO HAVIA NECESSIDADE!
O conhecido fabricante de factos políticos Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou uma sonolência acidental do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e entrou-lhe insidiosamente no espírito . Foi então que fez com que ele nomeasse para a liderança simbólica do próximo 10 de junho um azougado trauliteiro mediático de nome  Tavares, alegadamente  sociólogo de largo espetro.
Dizem os mais prudentes que não havia necessidade de assim serem ofendidos retroativamente os escolhidos para os anos precedentes, Sobrinho Simões, João Caraça e Onésimo de Almeida; todos eles figuras públicas de verdadeiro  prestígio.
Receiam os mais céticos que em próximos assomos equivalentes, em idênticas oportunidades, o bom povo português seja brindado com a Cristina Ferreira ou, quem sabe, com a Lili Caneças.

sábado, 19 de janeiro de 2019

Unidade da Esquerda




A esquerda unida enquanto alvo.

Se olharmos com atenção para o modo como, ao longo do tempo, em diversos casos, com vários pretextos, as várias áreas políticas da esquerda são atacadas pelo complexo institucional-mediático da direita ostensiva ou implícita, podemos ver como a esquerda já atingiu a sua unidade enquanto alvo.

Será por isso prudente que cada uma das suas partes não caia na tentação de se associar à direita, quando o alvo do dia for algumas das outras esquerdas. 

E seria inteligente uma estratégia de combate conjunto contra a grande operação de longo prazo para menorizar a esquerda que está em curso. Os dispositivos  mediáticos à disposição da direita são poderosos. Não podem ser combatidos com superficialidade e com precipitação, nem improvisadamente. Será estulto se a campanha em causa for ignorada ou menosprezada.

Insisto: não esqueçamos que para a direita todas as esquerdas estão dentro do mesmo alvo.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Votos de um bom ano de 2019!



Votos de um bom ano de 2019!

Com amizade e fraternidade, aqui vos deixo através de um poema meu, estes votos de saudação. 

Reforço-os, acompanhando-os com a reprodução de uma obra do pintor russo Marc Chagall.

Desta maneira, também agradeço e retribuo os votos de Boas Festas que me enviaram.

Rui Namorado



                                                                    
Bom ano de 2019

flor do tempo   o ano que há de vir
espera por nós   ainda sem limites

espera por nós   como se fosse sombra
das portas que ficaram por abrir

em si terá também as emboscadas
que os nossos dedos ágeis vão rasgar

caminharmos por ele é a aventura
em que espera por nós   a liberdade
                              [Dezembro de 2018 - Rui Namorado]